Auditoria Operacional
Recolhemos e analisamos os dados de uma atividade ou organização, com o objetivo de aferir a rentabilidade, produtividade e crescimento estrutural da mesma. Em detalhe, observamos custos de operações e viabilidade económico-financeira dos projetos, para expansão do seu negócio.
Classificamos o desempenho e identificamos oportunidades de melhoria da atividade. Isto torna os empresários informados de adversidades, e permite que analisem riscos para o futuro.
Para otimizar o tempo e recursos, permitindo o crescimento e prosperidade das empresas, existem 4 etapas fundamentais para a realização da auditoria. Sendo estas o levantamento, execução, análise e relatório.
As 4 Etapas da Auditoria
Levantamento
O levantamento começa com a estruturação de um plano, onde estão implícitas todas as informações recolhidas da empresa.
Execução
Seguidamente, a execução examina as informações obtidas, a fim de esclarecer os objetivos do trabalho a ser executado e realizar entrevistas individuais.
Análise
Quanto à análise, é fundamental certificar que os problemas observados são compreendidos, para aplicar as ações corretivas propostas.
Relatório
Por fim, o relatório elabora uma resposta formal das constatações/sugestões e implementa procedimentos de melhoria, nomeadamente a otimização de custos e processos.